Conheça os principais tratamentos para engravidar

Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos para casais que não conseguem engravidar naturalmente. O método ideal varia para cada caso específico. Por isso, é importante buscar ajuda médica. De acordo com o diagnóstico e histórico de cada um, é possível escolher a melhor opção que poderá ser aplicada isoladamente ou em associação com outros tratamentos para aumentar as chances efetivas de se conseguir a gravidez.


Fertilização in vitro

O tratamento consiste em fertilizar os óvulos num laboratório especializado para posteriormente transferir os embriões para o útero materno. O procedimento ocorre em diversas etapas, começando pela estimulação ovariana, coleta dos óvulos e do sêmen, fertilização e transferência do embrião, ou embriões, para o útero. A FIV é indicada tanto de infertilidade feminina como masculina, como laqueadura, vasectomia, obstrução tubária, baixa reserva ovariana, espermograma alterado, idade avançada da mulher e endometriose. A técnica pode ser classificada de duas formas:

Clássica: Quando a fertilização do óvulo pelo espermatozoide in vitro ocorre de forma natural. Ou seja, são colocados juntos milhares de espermatozoides em torno do óvulo até que um deles penetre aleatoriamente e ocorra a fecundação.

ICSI: Neste caso, a fertilização é feita por meio de uma injeção intracitoplasmática do espermatozoide (ICSI). O espermatozoide mais apto é selecionado e injetado diretamente no óvulo com uma agulha bem fina. Indicada, especialmente, em casos de alteração moderada ou grave do espermograma.


Inseminação artificial

A inseminação artificial, ou inseminação intrauterina, é um tratamento que consiste em escolher os melhores espermatozoides para serem colocados no útero da mulher, próximo ao dia da ovulação. Para esse procedimento, deve ser feito o estímulo dos ovários. Essa estimulação é feita sob acompanhamento de um profissional, para se observar qual é o melhor momento para ser feita a introdução dos espermatozoides.

É realizada a coleta do sêmen do parceiro e são escolhidos os espermatozoides com melhor movimentação, o que indica maiores chances de gravidez.


Relação sexual (ou coito) programado

O tratamento consiste em estimular os ovários da paciente com medicamentos e acompanhar o desenvolvimento dos folículos a cada dois ou três dias por meio da ultrassonografia. Quando os folículos estão no tamanho ideal, é injetado o hCG na paciente, hormônio responsável pela indução da ovulação. Na última etapa do tratamento o casal deve manter relações sexuais como no método natural. Ele é indicado para mulheres com problemas na ovulação, seja por disfunções hormonais, ou pela síndrome dos ovários policísticos.


Doação de óvulos

Solução indicada quando a mulher deixa de produzir óvulos ou os têm em quantidade e qualidade muito reduzida. Nesse caso, os óvulos de uma doadora anônima são fecundados pelo sêmen do parceiro, através do processo de fertilização in vitro. A mulher recebe apenas um tratamento hormonal para que seu corpo esteja pronto para receber o embrião.


Doação Temporária de Útero

Esse é o método utilizado quando a mulher, mesmo produzindo óvulos viáveis, não pode gestar seu bebê. Isso pode ocorrer por ausência ou má formação uterina, ou mesmo pela presença de doença grave que contraindique a gestação, oferecendo risco à gestante. Dessa maneira o casal poderá gerar filhos com seu patrimônio genético. A fecundação é realizada in vitro, com a união dos óvulos e espermatozoides da mãe e do pai, no entanto, o embrião é transferido para o útero de outra mulher. Assim como ocorre na doação de óvulos, a mulher que recebe o embrião precisa tomar medicação hormonal que promova o espessamento do endométrio, preparando o útero para que ocorra a implantação.


Doação de Espermatozoides

Quando há ausência de espermatozoides, o casal pode recorrer a um banco de sêmen. Uma amostra de esperma será utilizada para fecundação, que pode ser realizada por meio de fertilização in vitro ou por inseminação artificial, dependendo da fertilidade da mulher.

Viu como são várias as opções? Se você está tentando, mas ainda não conseguiu engravidar, procure um ginecologista e veja qual a melhor tratamento para o seu caso.