Endometriose: você sabe o que é?

Cólicas intensas, desconforto, dificuldades para engravidar. Esses são alguns dos sintomas da endometriose, uma doença que atinge entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Endometriose.    

Para entender o que é endometriose, primeiro é necessário saber o que é endométrio, que apesar do nome um pouco diferente, nada mais é do que o tecido que reveste a parede interna do útero.

Logo, a endometriose acontece quando este tecido (endométrio) cresce em outras regiões pélvicas, como trompas, ovários, bexiga e intestino. Como consequência desta alteração, além dos sintomas já mencionados, é possível ocorrer dor durante as relações sexuais, alterações no hábito intestinal (diarreia ou obstipação), dor para urinar e infertilidade.

Diversos fatores podem desencadear a endometriose. Entre eles estão:
  • Não ter tido filhos
  • Períodos menstruais mais extensos
  • Problemas com hímen imperfurado, bloqueando a passagem do sangue durante a menstruação
  • Anormalidades no útero
Embora em muitos casos não dê para prevenir a doença, alguns hábitos podem diminuir o risco, como se estressar menos e consumir alimentos ricos em ômega 3, entre eles, salmão e óleo de linhaça.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é que a endometriose tem tratamento. Eles variam de acordo com cada caso, podendo ser necessário a ingestão de medicamentos, anticoncepcionais, implantes ou cirurgia.

Quanto antes o diagnóstico da endometriose for feito, mais rápido e eficiente é o tratamento, por isso, aos primeiros sinais de que algo está errado é muito importante procurar um especialista e cuidar da saúde.