Entenda melhor sobre a reprodução humana e suas possibilidades

Homem e mulher tem relação, o espermatozoide se une ao óvulo e pronto, a mulher está grávida. Na teoria, a reprodução humana tem tudo para ser simples, já na prática, as coisas funcionam um pouco diferente.

Quando falamos em reprodução humana, a saúde da mulher ainda é a primeira a ser questionada, no entanto, a do homem também precisa ser lembrada e assistida de perto. Para que haja uma gravidez natural, os aparelhos reprodutores masculino (sistema de ductos, testículos, bolsa escrotal, epidídimo, canal deferente, pênis, próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais e uretra) e feminino (vagina, ovários, trompas de Falópio, útero, vulva, clitóris, monte de Vênus, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares) precisam estar funcionando perfeitamente.

Para a mulher, o processo é um pouco mais complexo (mas nada demais também), pois, além dos órgãos reprodutores, é preciso ficar atenta a todo o ciclo menstrual. O período mais fértil acontece entre o 11º e 16º dia após o primeiro dia da menstruação, quando a mulher está na fase da ovulação.

Estando tudo certo com todo o sistema reprodutor de ambos, a gravidez natural tem tudo para acontecer de forma simples. Porém, se depois de 12 meses de tentativas (sem uso de nenhum método contraceptivo) ela não se confirmar, é melhor ligar o sinal de alerta e procurar um especialista.

Diversas são as causas para o casal não conseguir engravidar, mas, em grande parte dos casos, estes problemas têm tratamento e, se seguidos corretamente, a gravidez pode ser de modo natural. Todavia, se este processo não ocorrer, a reprodução pode ser de maneira assistida. Entre as alternativas possíveis estão:

  • Fertilização in vitro (FIV): Seleção dos melhores espermatozoides e óvulos que serão unidos em laboratórios para formar o embrião que será inserido no útero da mulher.

  • Inseminação intrauterina: Por meio de cateter, o espermatozoide é colocado no útero no período de ovulação.

  • Relação sexual programada: Medicamentos estimulam os ovários, e com acompanhamento identifica-se o período de ovulação e programa-se a relação sexual para os dias férteis.

Está pensando em engravidar, mas quer saber mais sobre o sistema reprodutor e quais cuidados tomar? Consulte um especialista para que seja realizada uma análise completa do casal e, assim, vocês possam passar por esta etapa da melhor maneira possível, com tranquilidade, muito amor e carinho.