Mitos e verdades sobre o uso de anticoncepcional

Engorda? Dá celulite? Melhora a pele? Muitas mulheres têm dúvidas e receios em relação as pílulas anticoncepcionais. Isso porque ainda existem muitos mitos sobre o uso. Mas, afinal, o que é verdade e o que é mentira acerca desse remédio? Confira:


Pílula anticoncepcional engorda?
Mito! O que a pílula pode fazer é favorecer a retenção de líquidos.


Dá celulite?
Verdade! A retenção de líquidos, somada à má alimentação e sedentarismo, podem aumentar as chances de ter celulites.


Aumenta os seios?
Mito! Na verdade, o inchaço nos seios é muito comum durante a TPM, mas também pode estar relacionado à retenção de líquidos causada pela pílula.


Melhora a pele?
Verdade! Os hormônios das pílulas ajudam a reduzir a oleosidade da pele e a acne.


Causa trombose?
Antes de escolher uma pílula, procure um ginecologista que irá avaliar seu histórico familiar para saber se você tem alguma tendência a ter problemas de trombose. Além disso, segundo a Anvisa, mulheres que usam anticoncepcionais compostos por drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver trombose em um ano, do que mulheres que não usam pílulas anticoncepcionais.


Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?
Verdade! A combinação do antibiótico com a pílula pode reduzir ou até mesmo cortar o efeito do anticoncepcional.


Pode deixar a mulher infértil?
Mito! A menos que a mulher já tenha algum problema de fertilidade, o anticoncepcional não interfere na fertilidade feminina. Ao parar de utilizar a pílula, a mulher pode engravidar normalmente.


Mas, atenção! Nada de escolher o anticoncepcional sozinha. Consulte um ginecologista para indicar a melhor opção para você.