Câncer de Mama: A importância dos exames preventivos

O Câncer de Mama está no primeiro lugar dentre as incidências de câncer entre as mulheres no Brasil. Diferentemente de outros tipos de câncer, os tumores que acometem as mamas podem apresentar alguns sintomas no corpo a serem verificados e identificados.

A prevenção do câncer de mama inicia-se por meio de medidas simples, relacionadas aos hábitos de vida. Manter peso equilibrado, praticar atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são algumas formas de prevenir a doença.

Além disso, é muito importante praticar ações que facilitem o diagnóstico precoce do câncer, pois os índices de cura no primeiro estágio da doença ultrapassam 95% dos casos. O autoexame é uma excelente ferramenta para a detecção precoce do câncer de mama. É importante para descobrir algum sinal e deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 20 anos, 7 dias após o término da menstruação.

O autoexame não deve substituir o exame clínico realizado por um profissional de saúde. Qualquer alteração deve ser comunicada ao médico imediatamente. Por isso, você deve visitar um profissional especialista para fazer os exames preventivos regularmente, principalmente a mamografia.