Infertilidade conjugal: O que é e quais os tratamentos

Quando um casal tenta ter filhos durante o período de um ano e isso não acontece, há chances de que exista alguma alteração que possa dificultar ou até mesmo impedir a gravidez. Nesta situação, o casal deve procurar o médico especialista, uma vez que o diagnóstico da causa é muito importante na escolha do procedimento a ser adotado para resolver o problema. Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos para casais que não conseguem engravidar naturalmente. Confira:

Fertilização in vitro

O tratamento consiste em fertilizar os óvulos num laboratório especializado para posteriormente transferir os embriões para o útero materno. O procedimento ocorre em diversas etapas, começando pela estimulação ovariana, coleta dos óvulos e do sêmen, fertilização e transferência do embrião, ou embriões, para o útero. A FIV é indicada tanto de infertilidade feminina como masculina, como laqueadura, vasectomia, obstrução tubária, baixa reserva ovariana, espermograma alterado, idade avançada da mulher e endometriose. A técnica pode ser classificada de duas formas:

Clássica: Quando a fertilização do óvulo pelo espermatozoide in vitro ocorre de forma natural. Ou seja, são colocados juntos milhares de espermatozoides em torno do óvulo até que um deles penetre aleatoriamente e ocorra a fecundação.

ICSI: Neste caso, a fertilização é feita por meio de uma injeção intracitoplasmática do espermatozoide (ICSI). O espermatozoide mais apto é selecionado e injetado diretamente no óvulo com uma agulha bem fina. Indicada, especialmente, em casos de alteração moderada ou grave do espermograma.

Inseminação artificial

É um tratamento que consiste em escolher os melhores espermatozoides para serem colocados no útero da mulher, próximo ao dia da ovulação. Para esse procedimento, deve ser feito o estímulo dos ovários. Essa estimulação é feita sob acompanhamento de um profissional, para se observar qual é o melhor momento para ser feita a introdução dos espermatozoides. É realizada a coleta do sêmen do parceiro e são escolhidos os espermatozoides com melhor movimentação, o que indica maiores chances de gravidez.

Doação de óvulos

Solução indicada quando a mulher deixa de produzir óvulos ou os têm em quantidade e qualidade muito reduzida. Nesse caso, os óvulos de uma doadora anônima são fecundados pelo sêmen do parceiro, através do processo de fertilização in vitro. A mulher recebe apenas um tratamento hormonal para que seu corpo esteja pronto para receber o embrião.
Se você está tentando, mas ainda não conseguiu engravidar, procure um ginecologista e veja qual a melhor tratamento para o seu caso.