Parto humanizado: como acontece e quais as vantagens

O Brasil é líder mundial em cesárea, no entanto, de acordo com informações do Governo, os partos normal e humanizado, estão novamente ganhando força.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em março deste ano mostraram que, pela primeira vez desde 2010, o número de cesáreas caiu 1,5% em 2015. Esta retração se deve a alguns fatores, entre eles, o desejo das futuras mamães em tornar este momento mais “humano” e vivenciar a experiência de forma mais ativa.

Diante desse quadro, um tema bastante abordado nas rodas de conversa e grupos de grávidas, está sendo o parto humanizado, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens.

O parto humanizado é caracterizado por ter a mãe como centro das atenções, as decisões dela são levadas em considerações e as intervenções médicas são as mínimas possíveis, sempre autorizadas pela gestante.

Todavia, para que este procedimento seja realizado, é de fundamental importância que a grávida faça o pré-natal corretamente, isso porque só são autorizadas a fazer parto humanizado mães e bebês saudáveis, onde os riscos de complicações são os menores possíveis.

Para o parto humanizado acontecer a gestante precisa estar à vontade, ter o conforto necessário, e, lógico, é essencial que o ambiente esteja higienizado. Além disso, a equipe que irá acompanhar precisa saber conduzir este tipo de parto e estar à disposição, já que a ação é toda da mulher e segue o processo fisiológico.

Passadas todas as consultas e estando tudo de acordo para o parto humanizado, mãe e filho só tem a ganhar. A recuperação da mulher é mais rápida e ela ainda conta com o prazer de vivenciar o parto normal.

Mas atenção! Ao escolher o parto humanizado os cuidados com o pré-natal devem ser redobrados para assegurar que tanto a mãe quanto o bebê estejam em condições de passar pelo processo sem que haja outras intervenções. É essencial que a mãe esteja consciente de que este é um procedimento que envolve diversas emoções e desconfortos. Consulte um médico logo nos primeiros meses, informe-se e tire todas as suas dúvidas.