Quem tem endometriose pode engravidar?

A endometriose é conhecida por ser o principal motivo de infertilidade entre as mulheres, mas a boa notícia é que existem tratamentos capazes de reverter essa situação.

A endometriose é uma inflamação causada pelo desenvolvimento do endométrio (tecido que reveste a cavidade do útero) fora da cavidade uterina, como trompas e ovários. Por isso, algumas mulheres diagnosticadas com endometriose podem apresentar alguma dificuldade para engravidar naturalmente.

Em casos de endometriose leve ou moderada, o tratamento pode ser feito com medicamento via oral, injeção ou a colocação de um dispositivo intrauterino. Porém, quando a doença já está mais avançada, a videolaparoscopia (procedimento cirúrgico) é mais indicada.

Em alguns casos, o médico avalia a situação das trompas da mulher e, dependendo do comprometimento da região, a gravidez só será possível por meio de procedimentos de fertilização in vitro.

Os sintomas mais comuns da endometriose são: cólica menstrual intensa, dor durante a relação sexual, dificuldade para urinar e evacuar no período menstrual, dor abdominal, retenção de líquido e inchaço.

Um dos grandes problemas é que os sintomas da endometriose podem ser confundidos com os que aparecem no período menstrual, por isso, muitas mulheres só descobrem a condição quando tentam engravidar e não conseguem.

Se você sofre com esses sintomas, o ideal é procurar um ginecologista. É ele quem irá verificar as causas e indicar o melhor tratamento para o seu caso.